sábado, 18 de julho de 2009

Pareando seu celular por bluetooth

O problema de falta de conexão entre seu celular e o Nokia PCSuite provavelmente está na conexão bluetooth.

Se você já tem um dispositivo bluetooth instalado em seu micro, basta seguir os passos abaixo. Se não tiver, adquira um, é barato e fácil de encontrar. Sugiro que você adquira um 100% compatível com Windows XP e Vista, pois estes funcionam até sem o driver, bastando plugar na USB. Estes também funcionam facilmente no Linux. Mas o PCSuite funciona só no Windows, então vamos nos focar no Windows.

Para que o PCSuite encontre seu celular, o Windows precisa detectar seu aparelho no driver bluetooth. Para isso, coloque o dispositivo bluetooth em uma das portas USB, e aguarde o Windows detectar o dispositivo. Você saberá que está funcionando quando o ícone de bluetooth aparecer na barra de tarefas, próximo ao relógio do Windows. Esse ícone é um "B" em fundo azul. Após isso, você precisa "parear" seu celular com o Bluetooth do micro. Vamos por passos:

1 - No celular, abra o Menu, vá na pasta "Ferramentas" (ou "Configurações", se for o caso) e encontre o ícone do aplicativo "Bluetooth". Abra o aplicativo.

2 - No campo "Bluetooth" selecione "Ativado"

3 - No micro, clique no ícone do bluetooth e selecione "Abrir configurações Bluetooth"

4 - Selecione a aba "Opções" e clique na caixa de seleção "Tornar o bluetooth descoberto".

5 - Volte ao celular, ainda no aplicativo bluetooth, e selecione a segunda aba (dois símbolos bluetooth transmitindo). Pressione o botão "Opções" e selecione "Novo dispositivo pareado".

6 - O celular deve encontar seu microcomputador. Selecione o nome do seu computador e pressione o botão "escolher".

7 - O celular irá pedir uma senha para parear o micro. Digite uma senha, eu costumo escolhe "123" e pressione "Ok".

8 - O microcomputador deve responder com um pedido de senha. Clique no pedido de senha e digite a mesma senha que você digitou no celular (no meu caso, "123"). Clique no botão "Ok" e "Fechar"

9 - No celular deve aparecer o seu computador na lista de dispositivos. Aconselho agora a autorizar sempre seu computador, selecionando o nome dele, apertando o botão "Opções" e selecionando a opção "Definir como autorizado". Após isso, a comunicação entre seu computador e o celular será sempre autorizada, sem a necessidade de digitar de novo uma senha.

5 comentários:

  1. JALDOMIR,

    você me enviou esse tutorial respondendo a uma pergunta minha no Yahoo! Respostas. Obrigado pela orientação! Nesse tutorial você ensina a realizar o pareamento pelo telefone ao invés de usar o Conecta do PC Suite, certo? Seguindo o seu tutorial eu consegui fazer o pareamento do aparelho com o PC mas agora como faço para o PC Suite reconhecer o pareamento? Porque o Conecta reconhece que já está pareado mas o PC Suite não está aparencendo no computador.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dificuldade de autericação do celular.
    Fiz todos os procedimentos, o celular fica pareado com a maquina, mas na hora de ativar no PC suite diz que não é possivel aunteticar o telefone.
    EU já tentei de tudo, já não sei mais o que fazer.

    Se puder me ajudar, agradeço muito.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jaldomir,
    Tenho um Nokia n810 e estou a procura de um celular 3G/bluetooth para funcionar como modem 3G. Estou de olho no Nokia 3120 Classic, que é a opção mais em conta. Sabe me dizer se consigo parear com o tablet e acessar a web via 3G?
    Obrigado,
    Diego

    ResponderExcluir
  4. Fiz o pareamento tudo correto mas o conecta não autentifica o meu celular o que faço? Eu uso a conexão via bluetooth

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE, ESTOU TENTANDO BAIXAR MUSICA DO MEU COMPUTADOR PARA O MEU CELULAR NOKIA7100 E NÃO ESTOU CONSEGUINDO TENHO O BOOTFU

    ResponderExcluir