sexta-feira, 17 de julho de 2009

Capacidade de memória: Nokia N95-3 NAM

Para dirimir quaisquer dúvidas, estes são os screenshots do Y-Browser mostrando a capacidade de memória do Nokia N95-3 NAM. O N95-3 NAM possui 3 unidades de disco virtuais internas e 1 unidade de disco virtual removível. As unidades de disco virtuais internas são:

Unidade C: - memória interna, do tipo Flash, com capacidade de 156Mb total, sem formatação. Após formatada (o padrão do celular) sua capacidade para uso é de 147Mb. É utilizada para aplicativos, mantendo inclusive suas configurações, aplicativos estes que podem ser instalados ou os aplicativos já incorporados ao sistema, como contatos, agenda e mensageiro. Abaixo o screenshot desta memória C:. O "Tamanho", 150.856Kb, dividimos por 1024 e temos 147Mb para uso do usuário.


A próxima unidade é a "D:", a memória RAM do aparelho celular. Esta é a memória volátil, utilizada para variáveis do sistema e de aplicativos. Quando desligamos o aparelho esta memória é apagada. Sua capacidade total é de 83Mb:


A próxima unidade, a unidade E:, é a memória removível, ou seja, o slot de expansão MicroSD. No caso do exemplo, um cartão MicroSD de 2Gb da SanDisk informa a capacidade máxima de 1.87Gb de memória. Isso ocorre porque, assim como a unidade C:, que tem 156Mb de memória total, a formatação da memória consome bytes da própria memória para organização das tabelas de partição. Então a capacidade total utilizável é sempre menor que a capacidade nominal.


E a última memória, que o Y-Browser chama de ROM Drive, é exatamente isso: a ROM do aparelho. O Y-Browser não consegue acessar os dados desta memória, porque ela nào é formatada em partição FAT, é formada de códigos binários onde há o sistema operacional do aparelho. Então, sua capacidade informada é "0".


Espero assim ter eximido quaisquer dúvidas sobre a capacidade de memória do Nokia N95-3 NAM. Esta é, conforme comprovado, de 156Mb de memória interna, do tipo Flash, para uso de aplicações.

Até log! ;-)

2 comentários:

  1. mas ainda me restou uma dúvida gostaria de saber até quanto o nokai n95 suporta de memoria expansível pois vc usou o cartão de 2 gb ele pode suportar mais?

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Mike.

    Pode suportar qualquer cartão padrão MicroSDHC. Até o momento, existem no mercado cartões MicroSDHC de 32GB.

    ResponderExcluir